Documento sem título

Documento sem título

CARTA SINDICAL Nº 1
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora fundado na década de 30 com o nome de Sindicato dos Intelectuais Proletários Militantes da Imprensa com a Carta Sindical nº 1. Em 22 de novembro de 1941, o Ministério do Trabalho e Previdência Social expediu carta sindical mudando o nome da entidade mantido até hoje.

O SINDICATO
- Diretoria
- Comissão de Ética
- Carteira Nacional
- Carteira Internacional
- Legislação

SERVIÇOS
- Sindicalização
- Registro Profissional
- Ficha de Filiação
- Tabelas
- Prêmios
- Regras para Estágio
- Boletim Eletrônico
- Convênios
- Fale com a gente

LINKS
- Sites de Jornalismo
- Sindicatos

EXPEDIENTE
- Quem somos

:: Carteira Internacional de Jornalista

A carteira internacional de jornalista é da FIJ (Federação Internacional de Jornalistas) e emitida pela FENAJ. Para obtê-la o jornalista precisa estar sindicalizado, preencher um formulário fornecido pelos Sindicatos. É necessário ainda, anexar cópia da carteira de jornalista nacional na validade e duas fotos 3x4, para a primeira vez, (uma foto no caso de renovação). O valor cobrado pela emissão da mesma, consta no formulário. Ainda para a renovação é necessário anexar cópias da carteira anterior ou o original da antiga. A carteira internacional é o documento de identificação do jornalista no exterior. Junto com a carteira, o profissional recebe uma relação das entidades filiadas à FIJ no mundo.

O titular da cédula internacional tem benefícios - desconto ou gratuidade - no ingresso de cinema, museus, espetáculos, etc, que variam de país a país. Outra finalidade importante do documento é facilitar o acesso às entidades sindicais filiadas à FIJ. Dessa forma, fica mais fácil encaminhar solução de problemas que possam surgir quando o jornalista está em outro país.

Por determinação da FENAJ e da FIJ – Federação Internacional dos Jornalistas, a partir do dia 18 de janeiro de 2010 o custo da carteira internacional passará dos atuais 30 euros para 40 euros.

As carteiras internacionais só podem ser retiradas por profissionais sindicalizados, por determinação da FIJ.