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:: Prêmios Microcamp lança prêmio de Jornalismo e inclusão digital A rede de escolas de informática Microcamp lança o I Prêmio Microcamp de Jornalismo e Inclusão Digital. O Prêmio é comemorativo aos 30 anos da empresa, completados em 2007. O tema do concurso é Cidadania e Inclusão Digital e nesta primeira edição, abrangerá duas categorias: mídia impressa (jornais e revistas) e telejornalismo. A iniciativa tem como objetivo incentivar a mídia e os jornalistas a abrirem espaço para as questões sociais, e ao mesmo tempo despertar empresas e empresários para a necessidade de se participar ativamente na inclusão digital, a exemplo do que a Microcamp já faz há alguns anos. Podem concorrer matérias publicadas no período de 1º de janeiro de 2007 a 30 de outubro de 2007, em veículos de comunicação (jornais, revistas e TVs) sediados na área de atuação da Microcamp em todo o território nacional. São 109 municípios. A relação consta no site da Microcamp (www.microcamp.com.br). A seleção vai levar em conta, matérias que contribuíram para conscientizar e mobilizar a sociedade no trabalho de inclusão digital. Também serão considerados: importância da questão abordada; impacto na realidade local ou nacional; diversidade e relevância das fontes. Além de divulgar as boas práticas de inclusão digital, os três trabalhos vencedores de cada categoria serão premiados com R$ 7.000,00, R$ 4.000,00 e R$ 2.000,00, respectivamente. As fichas de inscrição podem ser obtidas no site da Microcamp (www.microcamp.com.br). Os trabalhos deverão ser entregues na sede da MICROCAMP, sita à Rua Conceição, nº. 233, 28º andar Centro - CEP: 13010-916 Campinas – SP, aos cuidados da Assessoria de Imprensa. Os candidatos de São Paulo podem fazer a entrega do material na sede da RS Press. Rua Cayowaá, 228- Perdizes. CEP-05018-000. Também podem ser encaminhados pelos Correios e Telégrafos desde que respeitada, para efeito de validade, a data máxima de postagem até 30 de outubro de 2007. Cada jornalista pode participar com até três matérias/reportagens, incluindo os em co-autoria. O
júri será composto por representantes de importantes instituições
representativas da área de jornalismo, que selecionará sete
finalistas de cada categoria. Todos os finalistas serão convidados
a participar da cerimônia de divulgação dos vencedores
e entrega dos prêmios. Também ganharão uma estadia
num final de semana no Spa & Resort Fazenda MC, em Espírito
Santo do Pinhal/SP. Apesar da ampliação de projetos governamentais de inclusão digital, a informática ainda é um privilégio de poucos brasileiros e sua relação com a pobreza é direta. Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet, de 2006, e Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC), 54,3% da população brasileira nunca usaram um computador e 66,7% nunca navegaram na Internet. A
maior parcela dos excluídos digitais, 75%, pertence às classes
D e E – que representa metade da população do país
com rendimentos entre R$ 300 e R$ 600. Já entre a classe C –
37% da população brasileira, com renda entre R$ 600 e R$
900 - o computador é um objeto desconhecido para 46%. As
regiões Sul e Sudeste são as que apresentam os maiores índices
de inclusão digital, aproximadamente 25% dos domicílios
têm acesso a computadores, enquanto nas regiões Norte e Nordeste
o número é de 10% e 8,5%, respectivamente. A Microcamp também colabora para a inclusão digital com ações e projetos de responsabilidade social porque acredita que esta é uma questão que deve envolver não só o governo, mas também a sociedade, as organizações não governamentais, as empresas e universidades. Para Eloy Tufi, presidente da Microcamp, a inclusão digital é uma questão de cidadania. “Hoje em dia quem não tem acesso ao computador e à Internet pode ser considerado analfabeto. Nosso desejo é que cada vez mais cidadãos possam usufruir dos recursos das novas tecnologias para melhor se qualificar, se inserir no mercado de trabalho, disputar as melhores vagas e diminuir a desigualdade no país.” Desde 1994, a Microcamp mantém o projeto denominado “Informática para Todos” que atende estudantes da periferia de Campinas/SP, onde a empresa está sediada, oferecendo cursos de informática grátis. O objetivo é permitir que alunos das regiões mais carentes da cidade, possam fazer um curso de informática e se preparar melhor para o mercado de trabalho. Histórico A Microcamp é a principal rede de escolas de informática do Brasil. Em 30 anos de mercado, ultrapassou a marca de 160 escolas e formou cerca de 1,5 milhão de alunos. A rede tem sede em Campinas, e hoje está presente em 109 municípios de 13 estados brasileiros. Atualmente, são 110 mil alunos matriculados em suas unidades, cerca de 3.500 equipamentos de última geração e 4.500 funcionários. Ao longo de sua história, recebeu vários prêmios. Um deles é o Selo de Excelência em Qualidade, conferido pela Associação Brasileira de Franchising, para as melhores redes franqueadoras do país. Há quatro anos, a Microcamp tem sido agraciada com este Selo. A Microcamp oferece mais de 60 opções de cursos livres de informática, além do Curso Técnico, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Também oferece cursos de Inglês e Espanhol da marca ABC (American Brazilian Center).
Para uso dos Jornalistas |
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